Soluções
Quais problemas resolvemos?
Quais problemas resolvemos?
A plataforma TotsTag foi desenvolvida para identificar, rastrear e autenticar produtos bem como promover o suporte para operações de recall de produtos inadequados para consumo.
A plataforma oferece ainda suporte para marketplace, assim produtos identificados e rastreados podem ser disponíveis em repositórios categorizados destinados a busca por outros clientes, assim por exemplo veículos identificados e rastreados poderiam estar disponíveis no marketplace em uma categoria destinada a comercialização de veículos.
Nossas ferramentas tem como finalidade levar mecanismos de auditoria ao consumidor final em um formato que ele possa auditar o produto que está sendo adquirido e alcançar maior grau satisfatório de confiança nas informações disponibilizadas no momento da aquisição de qualquer produto.
Com este intuito nossa equipe desenvolveu ferramentas que apoiam empresas a estreitar relacionamento com o cliente final de modo a fomentar um ambiente de confiança propício a incrementar receitas ao mesmo tempo que levam proteção e transparência para o cliente final, um verdadeiro ganha-ganha.
Esta tecnologia torna o cliente um agente de transformação no momento que ele tem acesso a história do produto, audita informações por conta própria, ranqueia e retorna feedback aos agentes envolvidos na Tag.
1. Identidade e Rastreabilidade de Produtos
Na plataforma Totstag, cada produto cadastrado recebe um identificador único e a este identificador será vinculado os dados de identificação, imagem e suas características de modo semelhante a um perfil digital, como estamos acostumados a ver no facebook, linkedin e outras plataformas sociais, porém aqui a Tag trata-se de produtos e não de pessoas.
Pessoas podem criar perfis próprios, agora sim estamos falando de pessoas, sejam elas pessoas físicas ou empresas. O principal ponto desta tecnologia é que uma Tag (registro de um objeto com identificador único) se relaciona com perfis (pessoas e empresas) de modo a posicionar a Tag em uma dimensão temporal (timeline), geográfica (localização física de perfis e objetos) e papéis do perfil em relação ao objeto movimentado.
Importante observar que para uma rastreabilidade mais sofisticada é importante que o perfil de pessoas e empresas envolvidas em no processo de rastreabilidade possam se comunicar, agregar informações, documentos com objetivo a dar validade e fluidez na movimentação de modo atender aos mais diferentes processo de auditoria, inspeção e certificação que se iniciam desde a fabricação do produto passando pelas cadeias de distribuição até atingir o consumidor final, podendo este ainda dar continuidade até o descarte do item. Assim a rastreabilidade se torna efetiva durante todo o ciclo de vida do produto.
Cada um destes players envolvidos na rastreabilidade de um item, assumirá papéis distintos e dinâmicos de acordo com os privilégios adquiridos em relação ao objeto rastreado.
Imagine agora um produtor de melancias, que no momento da colheita identifica cada melancia com a aposição de um QR code compatível com o respectivo lote.
Assim o produtor seria o primeiro elo da cadeia e, naquele momento, detém a custódia (posse) do lote de melancias, assim podemos dizer que neste momento ele assume o papel de ORIGINADOR (origem do lote de melancia) e PROPRIETÁRIO (detém a custódia do lote de melancia).
No estágio seguinte o produtor envia o lote de melancia para um centro de distribuição, assim produtor ainda continua com o papel de ORIGINADOR e cede a custódia do lote de melancia para a empresa que representa o centro de distribuição que passa agora a ter a custódia do lote e assume o papel de PROPRIETÁRIO do respectivo lote.
No próximo estágio o lote de melancia será enviado para uma empresa atacadista e neste momento o centro de distribuição cede a custódia do lote de melancia para a empresa atacadista, assim o centro de distribuição perde a custódia do lote de vinhos e assume o papel de PONTO DE PASSAGEM já o atacadista assume o papel de PROPRIETÁRIO.
Na continuidade deste processo de movimentação, a custódia e o papel de PROPRIETÁRIO serão cascateados até o varejista de modo que o cliente final ao adquirir uma unidade de melancia pertencente a este lote terá acesso a todo o histórico de movimentação.
Importante ainda ressaltar que as informações publicadas pelos perfis em uma Tag podem ser protegidas por até 9 níveis de privacidade de modo que a informação seja compartimentada para visualização de acordo com as necessidades de cada negócio.
2. Autenticidade de Produtos
A rastreabilidade por si só não é a última palavra contra fraudes, ela dificulta, contudo o seu uso efetivo está em contar a história daquele produto de modo a fornecer a todos os players e principalmente ao consumidor final um registro com informações para auxiliar na sua decisão de compra.
Para nossa plataforma a leitura da rastreabilidade de um item estaria vinculada a leitura de um QR code contendo um endereço único que identifica o perfil eletrônico do produto (Tag), assim este mesmo QR code, utilizado para a rastreabilidade do item, poderia ser copiado e replicado em itens falsificados de modo a aquecer a sua comercialização.
Para superar esta barreira de dificuldade, desenvolvemos uma solução integrada com a rastreabilidade de modo a fornecer garantias ao consumidor final sobre a autenticidade do produto.
3. Custódia de Produtos
Imagine a seguinte situação, um fabricante de biscoito produz um lote contendo 50000 caixas um biscoito integral e não alergênico, então estas caixas são inseridas na supply chain e assim este lote será entregue a 1 centro de distribuição que atende a 12 atacadista que então distribui para 30 varejistas.
Imagine agora que após algumas semanas o gerente de produção da fábrica de biscoito recebe a informação de que a farinha utilizada para a produção aquele lote de biscoitos estava contaminada com farinha de amendoim.
Agora estamos diante de um incidente que pode levar a acidentes graves levando em conta que amendoim pode causar alergias graves para pessoas sensíveis a esta substância. Este tipo de incidente é um pesadelo para qualquer fabricante de alimentos industrializado.
A primeira coisa a se fazer é recolher o produto do mercado antes que chegue ao consumidor final. Possivelmente este incidente justificaria um RECALL e sua publicação nas mais diversas mídias para proteger vidas e salvar a reputação da empresa. Como poderíamos ajudar empresas a lidar com a iminência deste pesadelo?
Primeiramente precisa-se saber com quais empresas estão a custódia das partes deste lote, estamos falando aqui de milhares de caixas de biscoito distribuídas em dezenas, senão centenas de empresas menores.
Com o uso de nossa plataforma cada caixa de biscoito recebe um selo bem como cada um de seus pacotes. No selo de cada caixa contém um código de barras que ao ser lido no registro de entrada de estoque de qualquer uma das empresas, uma mensagem será disparada para o nossa plataforma que irá atualizar a localização física da respectiva caixa de biscoito, assim pode-se, em tempo real, obter relatórios que informam a distribuição do lote de biscoito informando quais são os perfis que detém a custódia de cada caixa e suas respectivas quantidades de modo a facilitar a rápida localização e retirada do lote em não conformidade.
Este relatório pode ainda fornecer informações úteis para o fabricante de modo que ele possa acompanhar em tempo real a distribuição de seu lote e ainda saber a quantidade exata que chegou ao cliente final.
4. RECALL de Produtos
No item anterior falamos sobre a distribuição de 50.000 caixas de biscoito não alergênico que devido a contaminação por farinha de amendoim agora está sobre processamento de um RECALL.
Cada caixa e pacote de biscoito contém um selo de identificação e rastreabilidade, cada pacote de biscoito teria também um QR code que ao ser lido informaria ao cliente final do sobre o procedimento de RECALL e o risco envolvido. Por necessitar de um acesso ativo, o cliente necessitaria de realizar a leitura do QR code do selo inserido no pacote de biscoito, poderíamos assim questionar a sua eficiência, contudo esta ainda seria um salvaguarda como último recurso no sentido de proteger vidas e no caso de um acidente grave o cliente final teria como diagnosticar rapidamente o motivo da intoxicação e o tratamento adequado.
5. Marketplace
Como o recurso de marketplace Tags podem ser publicadas em diretórios públicos categorizados para as mais diversas finalidades, tais como compra e venda de veículos, anúncios de PET para doação, publicação de estoque virtual de peças de aeronaves para comercialização…
Desta forma pessoas com os mais variados interesses podem consultar o marketplace a procura de itens conforme a sua categoria de interesse.
Diferente dos marketplaces que conhecemos, este tem a vantagem de que cada item disponibilizado está monitorado por uma Tag e assim cada item disponível no marketplace traz consigo o seu histórico e perfis envolvidos em seu ciclo de vida.